Aluna responsável

Isadora Rocha Zaneti

Curso Reprodução Assistida: repercussões na sociedade moderna

Serão abordados os conceitos de Infertilidade conjugal, um problema que afeta cerca de 10 a 15% dos casais, e como fazer para investigar e abordar estes casais. Serão apresentadas as técnicas de Reprodução Assistida, com enfoque nas aplicações modernas destas técnicas, suas consequências e implicações éticas. À luz das técnicas disponíveis, novas composições familiares são possíveis, e discutiremos aspectos relacionados a estas famílias modernas.

Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani

Coordenador da atividade

Aluno responsável

Anivaldo Barbosa de Sousa Neto

Curso Fitoterapia: normas nacionais e efetividade para populações vulneráveis

Segundo a OMS, grande parte da população mundial utiliza plantas medicinais como única forma de terapia a que tem acesso. Apesar de ser utilizada milenarmente, a fitoterapia pouco é ensinada nas escolas médicas. O curso abordará os principais conceitos, legislação, indicações clínicas e formas farmacêuticas dos fitoterápicos.

Prof. Dr. Fábio Carmona

Coordenador da atividade

Aluno responsável

João Sakuray Pais

Workshop: Eletrocardiograma na Emergência

O workshop conta com uma atividade prática de discussão de traçados emblemáticos baseados em casos reais atendidos na Unidade de Emergências do HCFMRP-USP, situações nas quais o eletrocardiograma foi fundamental para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Prof. Dr. Carlos Henrique Miranda

Coordenador da atividade

Aluna responsável

Clara do Prado

Workshop: Trauma Adulto

O workshop tem por objetivo apresentar noções do atendimento hospitalar de vítimas de Trauma. Inicialmente, será feita uma breve exposição teórica, a qual será seguida por simulações realísticas com bonecos. O aluno terá a oportunidade de assistir e praticar o protocolo de atendimento ao paciente vítima de Trauma com base no ATLS, além de procedimentos de grande relevância, como drenagem de tórax.

Dra Marina Sider e Dr Rafael Muller

Coordenadores da atividade

Alunos responsáveis

Gustavo Miranda e Henrique Bartholomeu

Curso: Saúde mental do estudante e do profissional de saúde

A saúde mental do estudante e do profissional de saúde é um assunto que está em evidência atualmente e demanda cada vez mais atenção. Aproximadamente metade dos profissionais de saúde apresentam a Síndrome de Bornout, caracterizada pelo esgotamento emocional e físico do profissional, em algum momento de sua carreira, justificando a importância e a urgência de falarmos sobre esse tema. Nesta atividade será abordado de modo interativo as perspectivas sobre a saúde mental do estudante e do profissional de saúde, a competitividade do ambiente em que estão inseridos, como lidar com os problemas intrínsecos às atividades acadêmicas e profissionais e como melhorar a autopercepção, autoaceitação e satisfação.

Dra. Cybele Garcia Leal

Coordenadora da atividade

© 2018 por Departamento Científico - CARL