Aluna responsável

Isadora Rocha Zaneti

Workshop: Assistência ao parto

Demonstração de modelos de assistência ao parto, ressaltando a importância do cuidado e do respeito ao parir e ao nascer e garantindo segurança e saúde para mãe e filho.

Dra. Flávia Magalhães Martins Bernardo

Coordenadora da atividade

Aluno responsável

José Flávio de Oliveira Neto

Curso: Doenças infecciosas - Doenças tropicais e terceiro mundo

Tal atividade busca abordar doenças negligenciadas presentes no terceiro mundo, compartilhando com o público experiências médicas no Brasil e na África e como trazer essas experiências para a prática médica.

Dr. Rodrigo Santana

Coordenador da atividade

Alunos responsáveis

Clara do Prado e Henrique Bartholomeu

Curso: Cirurgia Plástica

O curso será focado em fornecer aos acadêmicos uma noção básica sobre temas de grande relevância na área de cirurgia plástica. Os conteúdos serão discutidos com ênfase na aplicabilidade dos conhecimentos por parte do médico generalista na prática clínica. Além disso o curso abordará novas tecnologias disponíveis em cirurgias reparadoras e suas contribuições para o manejo e evolução dos pacientes.

Dra. Fernanda Bianco

Coordenadora da atividade

Aluno responsável

Jonatan Cossa

Roda de Conversa: Cuidados Paliativos

A prática de cuidados paliativos engloba a prevenção e o trato do sofrimento do doente e de seus familiares quando não há possibilidade de cura. Com isso, a valorização e a atenção ao “cuidador”, a necessidade de comunicação de qualidade e o respeito à vontade do doente são aspectos cruciais do dia a dia da equipe de saúde encarregada do caso. O despreparo, a desinformação e até mesmo convicções pessoais devem ser evitados nestas situações, sempre difíceis de se lidar, e que às vezes se estendem à proximidade da morte. 

Nesta Roda de Conversa, com o gatilho de esquetes teatrais, os coordenadores irão discutir com o público três situações: “De cara com a morte! - a comunicação de más notícias seguem protocolos, mas estes servem a quem?”; “E agora, você simplesmente morre? -  uma equipe de saúde frente à decisão do doente de não seguir a terapêutica”; e “Com quem você acha que está falando? - quando a equipe precisa de um tempo para lidar consigo mesmo antes de se preocupar com o doente”.

Dra. Fabiola Leite

Coordenadora da atividade

Aluna responsável

Juliana Carneiro

Curso Implante coclear: transformando ondas sonoras em esperança

Abordagem do implante coclear, procedimento capaz de gerar uma nova experiência sonora. Enfocaremos na avaliação da criança surda e contaremos com uma atividade prática, na qual haverá abertura para conversar com pacientes implantados..

Prof. Dr. Eduardo Tanaka Massuda

Coordenador da atividade

Aluno responsável

Henrique Bartholomeu

Workshop: A relevância da anatomia patológica para o diagnóstico médico

O Workshop de Patologia tem por objetivo revisar o conteúdo de Anatomia Patológica discutido nas diferentes disciplinas no decorrer da graduação, de modo a fornecer a aplicabilidade dos conhecimentos em patologia na prática médica. A atividade será realizada por meio de casos clínicos interativos com exposição  de imagens através dos quais os alunos serão desafiados a se colocar na posição de médicos e utilizarem de seus conhecimentos para realizar os diagnósticos e a condução mais adequada de cada caso.

Pré-requisito: ter cursado, pelo menos, Patologia Geral

Prof. Dr. Luciano Neder

Coordenador da atividade

Alunos responsáveis

Gustavo Miranda e Jonatan Cossa

Curso: Saúde da Mulher - Abordagens para Consulta Ginecológica

O constrangimento e o desconforto que uma consulta ginecológica pode causar não é novidade para ninguém, mas conversar sobre eles é! Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indica que 20% das brasileiras acima de 16 anos não costumam ir ao ginecologista, sendo que a falta de “tato” de muitos desses profissionais pode ser uma das justificativas para esse dado. A falta de “tato” e sensibilidade do médico ainda podem ser agravados quando se trata de mulheres homossexuais ou transsexuais. Portanto, o objetivo desse curso é abordar tanto os aspectos éticos da consulta ginecológica quanto os aspectos humanitários, ensinando a acolher todos os tipos de pacientes que estão ali, expondo sua intimidade para o médico, e necessitam de uma atenção cuidadosa, sensível e empática.

Dra. Silvana Quintana

Coordenadora da atividade

Aluna responsável

Jamile Leite Citrangulo

Workshop: Ecocardiografia Point-of-Care na Urgência

O uso da ultrassonografia pelo médico emergencista tem se tornado ferramenta complementar fundamental na melhora da acurácia diagnóstica e início mais precoce no tratamento de diversas enfermidades. A ultrassonografia cardíaca focada tem papel essencial na avaliação do paciente crítico. Neste workshop faremos uma introdução às janelas ecocardiográficas básicas com aquisição de imagens em simulador, reconhecimento das alterações patológicas mais comuns no pronto-socorro e discussão de imagens de casos clínicos reais.

Pré-requisito para participação: alunos a partir do Terceiro Ano que já tenham cursado as disciplinas de Fisiologia do Sistema Cardiovascular e Noções Básicas de Diagnóstico por Imagem

Prof. Dr. Aron Hussid Ferreira

Coordenador da atividade

© 2018 por Departamento Científico - CARL